segunda-feira, 20 de abril de 2015

Cordéis feitos por mulheres para outras mulheres

Todos os cordéis de Jarid Arraes

Ano passado, quando fui selecionada para participar do I Seminário Nacional Mulher e Cultura em Salvador, pude conhecer a Salete Maria, cordelista e professora da UFBA. Ela recitou alguns de seus cordéis feministas e eu me apaixonei. Mas, quando ela me deu alguns de presente, aí me apaixonei em dobro e desde então a acompanho pelo blog Cordelirando.

Mas não são sobre os cordéis da Salete Maria que eu vou escrever e sim sobre os cordéis da Jarid Arraes. Uma mulher negra, jornalista, feminista e dona do blog Questão de Gênero no Portal Fórum. Seus cordéis me encantam -- apesar de nunca ter lido nenhum -- pois trazem problemáticas do cotidiano da maioria das mulheres.

Foto: Jarid Arraes
Só que nesta última semana, ela lançou cordéis biográficos de mulheres negras que fizeram história no Brasil, mas que não são lembradas e muito menos reconhecidas pela história. Enfim, eu comprei três cordéis com ela, mas só dois são biográficos. São eles: "Dandara dos Palmares", líder do quilombo dos Palmares e companheira de Zumbi; "Carolina Maria de Jesus", negra, favelada e escritora, autora do livro “Quarto de Despejo – Diário de Uma Favelada”; e “A Mulher que Não Queria Ser Mãe", que muito me interessa pelo simples fato de eu não desejar ser mãe até momento.

Pois bem, assim que meus queridos e aguardados cordéis chegaram, lerei e farei uma breve resenha sobre cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário